top of page
menina_1.jpg
coracao-02.png

Proposta formativa

Servas de Nossa Senhora de Fátima

Atendendo ao perfil do colaborador das Instituições Sociais Católicas apontado pelo Papa Bento XVI e confirmado pelo Papa Francisco e às características da Obra socioeducativa desenvolvida por Luiza Andaluz, fundadora da Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima, a mesma Congregação elaborou um plano de formação para colaboradores e dirigentes de Instituições Sociais Católicas.

Objectivos:

1. Promover a identificação dos colaboradores com os valores e a missão da Instituição, bem como o sentido de pertença;

2. Potenciar o sentido eclesial na Instituição;

3. Proporcionar uma formação integral aos colaboradores:

3.1. Capacitar os colaboradores para o exercício da sua função específica;

3.2. Proporcionar uma formação humana que promova a apreciação e integração das competências e capacidades de cada Colaborador, no quadro dos valores humanos e cristãos;

3.3. Proporcionar uma formação cristã básica (espiritual, doutrinal, de acção social e celebração da fé) que potencie a consciência da própria vocação laical no exercício da sua função laboral;

  4. Desenvolver competências pedagógicas no planeamento e realização de actividades espirituais com os utentes e com as famílias.

Áreas temáticas:

  • Identidade e valores das Instituições Sociais Católicas

  • Doutrina Social da Igreja

Tipo de formação:

Através de processos de aprendizagem não formal são propostos os conteúdos referente à área temática colocando-os em relação com o quotidiano laboral de modo a promover itinerários pessoais de identificação com a identidade e valores institucionais.

coracao-02.png
coracao-05.png
coracao-04.png
bottom of page